RSS

Saúde X

Quais são as causas da fadiga?

A fadiga pode estar relacionada a uma série de fatores. Conheça alguns dos mais comuns a seguir:

Alimentação

Se você tem tendência a pular refeições, pode não estar recebendo as calorias necessárias para manter sua energia ao longo do dia. Longas lacunas entre as refeições podem fazer com que o seu índice glicêmico caia, diminuindo sua energia.

É muito importante não pular refeições – na verdade, o ideal é fazer seis refeições ao dia, intercalando café da manhã, almoço e jantar com lanches saudáveis ​​para aumentar a energia entre as refeições, especialmente naqueles momentos em que você sente mais sonolência ou quando bate aquela preguiça.

Mantenha uma dieta equilibrada: as opções saudáveis ​​de lanches incluem bananas, manteiga de amendoim, biscoitos integrais, barras de proteínas, frutas secas e nozes.

Consumo de álcool em excesso

A ingestão de bebidas alcoólicas em excesso pode fazer com que você acorde no meio da noite. Beber em excesso regularmente pode afetar seu humor e seu sono, refletindo na sua disposição em suas rotinas diárias.

Deficiência de vitamina

Estar cansado o tempo todo também pode ser um sinal de deficiência de vitamina. Isso pode incluir baixos níveis de vitamina D, vitamina B-12, ferro, magnésio ou potássio. Um exame de sangue de rotina pode ajudar a identificar uma deficiência.

O seu médico pode recomendar tomar suplementos. Você também pode aumentar sua ingestão de certos alimentos para corrigir uma deficiência naturalmente – a ingestão de mais folhas verdes, carne e fígado pode reverter uma deficiência de B-12.

Peso

Estar acima do peso também pode causar fadiga. Quanto mais peso você carregar, mais seu corpo precisará trabalhar para concluir tarefas diárias, como subir escadas ou organizar a casa.

Elabore um plano para manter o controle do seu peso e melhorar seu nível de energia. Comece com atividades leves, como caminhar ou nadar, e aumente gradualmente a intensidade conforme sua resistência permitir. Além disso, aposte na ingestão de mais frutas frescas, vegetais e grãos integrais. Limite a ingestão de açúcar, junk foods e alimentos gordurosos.

0 comentários:

Postar um comentário