Distúrbios do sono
Em certos casos, os distúrbios do sono são apenas uma causa subjacente da fadiga. Se o seu nível de energia não melhorar após algumas semanas ou depois de fazer as modificações corretas no estilo de vida, converse com seu médico. Pode ser necessário consultar um especialista em sono.
Um distúrbio do sono, como a apneia do sono, pode estar causando essa sensação contínua de cansaço. A apneia do sono ocorre quando sua respiração pausa enquanto você dorme. Como resultado, seu cérebro e corpo não recebem oxigênio suficiente à noite, o que acaba levando à fadiga diurna.
A apneia do sono é uma condição séria: pode causar pressão alta, baixa concentração e levar a um derrame ou ataque cardíaco.
O uso contínuo de alguns medicamentos, como anti-histamínicos e xaropes para tosse, também é um dos causadores desse cansaço desproporcional.
Estresse
O estresse crônico pode causar dores de cabeça, tensão muscular, problemas de estômago e fadiga.
Quando você se sente estressado, seu corpo entra no modo de luta ou fuga. Isso causa um aumento na produção de cortisol e adrenalina, o que prepara seu corpo para lidar com essas situações. Em pequenas doses, essa resposta é segura. No caso de estresse crônico ou contínuo, isso pode afetar os recursos do seu organismo, deixando-o exausto.
Aprender a controlar o estresse pode melhorar seu nível de energia. Comece definindo limitações, criando metas realistas e praticando mudanças nos seus padrões de pensamento. Exercícios de respiração profunda e meditação também podem ajudá-lo a manter a calma em situações estressantes.
Depressão
Assim como o estilo de vida, questões psicológicas também podem estar por trás da fadiga. Quadros de depressão e ansiedade muitas vezes têm o cansaço desproporcional e a falta de energia para a realização das atividades diárias como um dos seus principais sintomas.
Se você estiver apresentando sintomas ligados à depressão, converse com seu médico e discuta as opções de tratamento.
O seu médico pode prescrever um antidepressivo ou um medicamento antiansiolítico. Você também pode se beneficiar do aconselhamento em saúde mental. A terapia comportamental cognitiva é um tipo de tratamento que ajuda a corrigir padrões de pensamentos negativos que levam a um humor e depressão negativos.
0 comentários:
Postar um comentário