RSS

Saúde II

Memória

Não, não é apenas coincidência que você ache mais difícil lembrar os nomes das pessoas ou palavras específicas quando estiver sofrendo de cansaço extremo.

A fadiga pode fazer com que o indivíduo se sinta cansado, com sono e sem foco, tornando um enorme desafio se concentrar ou ser eficaz no trabalho.

Quando a exaustão se intensifica, sua memória pode ser bastante impactada. Isso é cientificamente comprovado: um estudo mostrou que pacientes com síndrome de fadiga crônica têm o desempenho prejudicado em tarefas difíceis, que exigem uma atuação planejada ou auto ordenada de respostas da memória.

Mas isso não deve ser desculpa para abusar do café durante o expediente: a curto prazo, as bebidas com cafeína são úteis, aumentando seu nível de energia. Mas vale lembrar que elas podem afetar seus padrões de sono a longo prazo – então pegue leve no café depois das 14h.

Como a fadiga é diagnosticada?

Como o quadro pode apresentar uma vasta gama de sintomas e ser causado por muitos fatores diferentes trabalhando em conjunto, o diagnóstico pode ser difícil. O seu médico pode diagnosticar a fadiga usando vários testes, incluindo:

  • Histórico médico: eventos recentes – como parto, uso de medicação, cirurgia ou luto, ou certas condições médicas podem contribuir para a fadiga;
  • Exame físico: para verificar possíveis sinais de alguma doença que envolva a fadiga como sintoma. O seu médico também pode fazer perguntas detalhadas sobre sua alimentação, estilo de vida e acontecimentos recentes;
  • Check-up médico: o profissional pode solicitar exames de sangue, exames de urina, raio-x e outras investigações. O objetivo aqui é descartar qualquer causa física, como anemia, infecção ou problemas hormonais.

0 comentários:

Postar um comentário