RSS

Lá perto do Mar


- O que você sentiu quando foi se aproximando do mar?



- Fomos descendo a Serra e meus olhos foram se projetando fixamente no Oceano Atlântico e então, finalmente, eu vi o mar azul, não tão azul quanto tinha visto no cinema. A diferença era que esse azul tinha o cheiro da maresia, aumentando ainda mais o meu fascínio pela paisagem deslumbrante do litoral. Meu pai dirigia bem devagar, talvez por cautela e também para aproveitar o espetáculo. Tinha visto algumas fotos dele e do meu avô, falecido em 1966, os dois em trajes de viajantes e depois de sunga numa praia de Santos, nos anos 40, provavelmente a do José Menino ou do Gonzaga. Ainda hoje não consigo explicar direito o que eu sentia naquele momento. A ansiedade para chegar rapidamente ao lugar para onde se viaja, tão comuns nas crianças, em mim era uma ansiedade de quem buscava algo diferente no horizonte. Mas a imagem do Atlântico penetrou na minha retina e tornou-se inesquecível, assim como o cheiro de maresia.

0 comentários:

Postar um comentário