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DESIGUALDADES SOCIAIS 2 ano sociologia

EEEFM MARIA DE ABREU BIANCO
SOCIOLOGIA 2° ANO  _
Aluno/a:

Capítulo 8 . DESIGUALDADES SOCIAIS

Resumo sobre o trabalho e as desigualdades sociais através da história da humanidade.
É importante ressaltar que, nas diferentes sociedades humanas, ao mesmo tempo em que os indivíduos procuravam lutar pela sua própria sobrevivência, alguns grupos sociais conseguiam se destacar e impor a sua vontade e os seus interesses sobre o restante da coletividade. assim, dependendo do tipo de organização econômica que se impunha historicamente em cada sociedade, esses grupos sociais dominantes poderiam ser identificados como compostos majoritariamente por donos de terras, por chefes militares ou por sacerdotes. É claro que este tipo de "dominação" entre grupos sociais diferenciados dentro de uma mesma sociedade não acontecia, por exemplo, entre os povos indígenas encontrados pelos portugueses e a partir de 1500 no Brasil. Mas, se pensarmos na grande maioria dos diversos tipos de sociedade que encontramos ao longo da história da humanidade, identifica-se essa característica de apropriação do poder por determinados grupos, como estamos destacando.

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Atividades de leitura e escrita.
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ATIVIDADES

Questão 01
 Durkheim foi um dos grandes teóricos da sociologia. Sua preocupação foi definir com precisão o objeto de estudo dessa nova ciência. Durkheim definiu com clareza o objeto da sociologia: as relações sociais.
a) Verdadeiro
b) Falso

Questão 02
São três características básicas que distinguem os fatos sociais. A primeira delas é a ``coerção social``, ou seja, as forças que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformar-se às regras a sociedade em que vivem, independentemente da sua vontade e escolha. A força coercitiva dos fatos sociais se torna evidente pelas ``sanções legais`` ou ``espontâneas`` a que o indivíduo está sujeito quando tenta se rebelar contra ela.
a) Verdadeiro
b) Falso

Questão 03
A Escola é um exemplo de fato social, pois nela evidencia-se a coerção social que é imposta aos alunos através de regras e normas sociais. Ela é exterior aos indivíduos, ou seja, não depende de vontades ou escolhas pessoais para sua existência. Ela se encontra generalizada por toda sociedade.
a) Verdadeiro
b) Falso

Questão 04
Todos os indivíduos possuem a sua individualidade, sua ``consciência individual``, seu modo próprio de interpretar a vida, porém Durkheim identificou formas padronizadas de comportamento e pensamento, e a isso ele identificou como consciência coletiva. Logo, consciência coletiva trata-se do “conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade” que “forma um sistema determinado com vida própria”. *
a) Verdadeiro
b) Falso

Questão 05
O modo de vestir determina a identidade de grupos sociais, simboliza o poder e comunica o status dos indivíduos. Seu caráter institucional assume grande importância à medida que inclui ou exclui indivíduos de categorias ou extratos sociais. Ele exemplifica bem aquilo que Durkheim afirmava ser o objeto de estudo dos sociólogos: as ações sociais. 
a) Verdadeiro
b) Falso

Questão 06
A escravidão no Brasil marcou profundamente a população, em virtude da participação importante em sua formação e também pela resistência à violência sofrida durante 300 anos.
a) Verdadeiro
b) Falso

Questão 07
 o Brasil continua a sofrer a vergonha internacional do desrespeito à dignidade humana com a continuação do trabalho escravo. Segundo cálculos da Comissão Pastoral da Terra, no Brasil, 25.000 pessoas, a maioria homens semianalfabetos, entre 25 e 40 anos de idade, trabalham em condições subumanas, sem acesso a água potável, alojamento, salário e com o cerceamento de outro direito básico: o da liberdade.
a) Verdadeiro
b) Falso

Questão 08
Segundo afirma Marinalva Cardoso, auditora fiscal da Delegacia Regional do Trabalho no Rio Grande do Norte sobre o Trabalho Escravo,  ela disse que eles encontram pessoas:  "Em condições inferiores às dos animais em cativeiro e proibidos de regressarem para a cidade de onde partiram, esses trabalhadores se submetem a jornadas excessivas de trabalho, com os direitos legais desrespeitados e pondo em risco sua segurança e saúde física e mental", Portanto, a falta de emprego e os insuficientes investimentos  no combate à seca fazem do Nordeste o celeiro ideal para a atuação dos "gatos", nome dado aos aliciadores que percorrem as cidades do interior com falsas promessas de emprego.
a) Verdadeiro
b) Falso

Questão 09
Quase 10 mil trabalhadores descobertos em condições de escravidão (CPT) no século XXI. Por que isso acontece. Há um personagem novo os Gatos. Em troca de porcentagens pagas por cada nova mão-de-obra, os "gatos" lucram enganando dezenas de pais de família que saem em busca de dias melhores e acabam virando escravos pelo Brasil afora.  Principalmente no Norte e Nordeste.
a) Verdadeiro
b) Falso

Questão 10
A Organização  Internacional do trabalho t(OIT) estima que apesar das ações  do Gertraf em 2008, ainda  havia entre 25 mil a 40 mil trabalhadores escravos no Brasil.
a) Verdadeiro
b) Falso

Questão 11
Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, de 1995 a julho de 2006, 19.924 trabalhadores foram libertados no Brasil. Nesse período, em todo o país, foram realizadas 451 operações, com 1.567 fazendas fiscalizadas e mais de R$ 25 milhões pagos em indenizações.
a) Verdadeiro
b) Falso

Questão 12
O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os distribui. O modo de produção de uma sociedade é formado por suas forças produtivas e pelas relações de produção existentes nessa sociedade.
a) Verdadeiro
b) Falso

Questão 13
A produção depende do reconhecimento de como as relações sociais de produção são reproduzidas, ou seja,  quais as determinações da permanência  contínua  da reprodução do modo de produção, o que nos leva, necessariamente, a ter que desvendar: quais são as características essenciais dessas relações sociais de produção;  como estão distribuídos os meios de  produção  (propriedade  dos meios de  produção);  como  se dá a apropriação  do  que  é produzido; como estão dispostos os humanos nessas relações sociais de produção (as classes sociais);  a forma  de  Estado  e  de  todo  o aparelho  jurídico politico derivado dessas relações e essenciais para a reprodução, bem como as representações ideológicas que permitem até certo ponto a coesão social. 
a) Verdadeiro
b) Falso

Questão 14
Ao longo da História, diversos tipos de sociedades se formaram e também desapareceram. As diferentes sociedades humanas, entretanto, podem ser classificadas de acordo com a presença de algumas características comuns. Estas podem ser sintetizadas através do conceito teórico de modo de produção, ou seja, a maneira como a sociedade é organizada como um todo para garantir a sua própria sobrevivência e a sua continuidade (= a sua reprodução).
a) Verdadeiro
b) Falso

Questão 15
O conceito de modo de produção engloba três  diferentes níveis que são: o nível econômico, o nível jurídico-político e o nível ideológico.
a) Verdadeiro
b) Falso

Questão 16
O nível econômico é conhecido pela forma pela qual a sociedade se organiza para produzir os seus bens materiais.
a) Verdadeiro
b) Falso

Questão 17
Entendemos o nível jurídico-político  pelo o estabelecimento de normas e a sua transformação em leis que devem ser obedecidas por todos os seus membros, com a consequente criação de instituições que garantam o seu cumprimento.
a) Verdadeiro
b) Falso

Questão 18
Para entendermos o nível ideológico; busca  se primeiro a conexão com a invenção de tradições, costumes e ideias que devem ser entendidas como naturais e que, por isso, devem ser seguidas por todos aqueles que pertençam a uma determinada coletividade. Representa a forma pela qual aquela sociedade vê e analisa o mundo.
a) Verdadeiro
b) Falso

Questão 19
A apropriação indevida de poder quando está ligado ao poder público ou  atividades de impedimento que esses  receberam benefícios voltados aos menos favorecidos equivale a desigualdades sociais com usufruto de verbas públicas é crime de corrupção. 
a) Verdadeiro
b) Falso

Questão 20
A cultura feita em série, industrialmente, para o grande número, passa a ser vista não como instrumento de crítica e de conhecimento, mas como produto trocável por dinheiro e que deve ser consumido como se consome qualquer outra coisa.” 
( COELHO, 1980, p. 26.)
Sobre o tema cultura de massas, é correto afirmar:

a) O conceito de “massa” se refere apenas ao proletariado ou aos trabalhadores braçais.
b) A industrialização e a economia de mercado possibilitaram as condições necessárias para sua existência..
c) Esse tipo de cultura sempre existiu nas sociedades, independentemente da sua forma de produção.
d) A busca de reflexão e de uma atitude ativa do consumidor caracterizam a demanda da cultura de massa.
e) A sua produção é uma responsabilidade das mesmas pessoas que a consomem.

Boa sorte!




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