RSS

SOCIEDADES SECRETAS

SOCIEDADES SECRETAS
Por Pedro Augusto Rezende Rodrigues
Apesar de poucos saberem, as sociedades secretas nasceram praticamente juntas com a civilização. Tudo começou nas sociedades da Babilônia, do antigo Egito, da Pérsia e da Síria, onde os primeiros grupos de homens começaram a ter interesse em conhecer os mistério esotéricos e utiliza-los com o propósito político.
Essa busca pelo conhecimento esotérico poderia ser ambíguo, poderia os levar para o céu, ou para o inferno; para a luz ou para a escuridão; para a bondade ou para a maldade; das descobertas de conhecimentos para se alcançar as verdades divinas ou para manipular forças espirituais no plano físico. Nessa ambiguidade, ou dubiedade de propósitos é que reside uma das principais razões das sociedades secretas.
Apesar de todo esse clima pesado que circula esse assunto, nem todas as sociedades secretas são algumas pessoas que se reúnem para fazer o mal. Pelo contrário, boa parte delas cresceram com as melhores intenções possíveis, em busca do conhecimento que revelasse a verdade eterna e iluminasse o caminho do homem. Porém há fatos que comprovam que há também sociedades que nasceram com princípios puros e sagrados e no decorrer do tempo foram sofrendo mutações principalmente quando colocada em pratica e resultaram em ações não muito bem vistas.
A partir de várias histórias a respeito do crescimentos dessas sociedades, podemos definir que qualquer sociedade secreta é composta por “iniciados”. Essas pessoas são aquelas que tiveram acesso aos “mistérios”, e acreditam que os segredos revelados ou descobertos por eles, não deveriam ser compartilhados com o mundo, pois o mesmo era compostos por pessoas profanas e vulgares, que seriam incapazes de compreender esse “mistério”.
A principal fonte da tradição das sociedades secretas é sem duvida a religião. Das crenças do Egito Antigo ao cristianismo, os mistérios religiosos sempre alimentaram um grande mistério e proporcionaram o surgimento de várias sociedades secretas, com a Cabala, que está ligada aos ensinamentos de Moisés, ou os Cavaleiros Templários, uma ordem militar religiosa formada no século XII sob a benção da igreja Católica.
Hoje em dia, o termo “secreta” é meio indevido ao definirmos algumas dessas sociedades. O que há de secreto mesmo são as reuniões, os encontros, e vários mistérios que circulam em volta desse assunto. Agora as instituições propriamente ditas, e seus membros frequentadores (na maioria das vezes) não há nada de secretos. A maçonaria por exemplo, ela está em qualquer cidade, em qualquer esquina, e todos sabem que ela está lá, que ela existe naquela cidade e conhecem algum membro. Agora o que eles fazem la dentro, qual a finalidade desses encontros, o porque da existência dessa instituição. Isso sim é secreto. E está guardado a sete chaves.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade_secreta
http://www.scribd.com/doc/32406288/As-Sociedades-Secretas

0 comentários:

Postar um comentário