Por Pedro Augusto Rezende Rodrigues |
Apesar de poucos saberem, as sociedades secretas nasceram praticamente juntas com a civilização. Tudo começou nas sociedades da Babilônia, do antigo Egito, da Pérsia e da Síria, onde os primeiros grupos de homens começaram a ter interesse em conhecer os mistério esotéricos e utiliza-los com o propósito político.
A principal fonte da tradição das sociedades secretas é sem duvida a religião. Das crenças do Egito Antigo ao cristianismo, os mistérios religiosos sempre alimentaram um grande mistério e proporcionaram o surgimento de várias sociedades secretas, com a Cabala, que está ligada aos ensinamentos de Moisés, ou os Cavaleiros Templários, uma ordem militar religiosa formada no século XII sob a benção da igreja Católica.
Hoje em dia, o termo “secreta” é meio indevido ao definirmos algumas dessas sociedades. O que há de secreto mesmo são as reuniões, os encontros, e vários mistérios que circulam em volta desse assunto. Agora as instituições propriamente ditas, e seus membros frequentadores (na maioria das vezes) não há nada de secretos. A maçonaria por exemplo, ela está em qualquer cidade, em qualquer esquina, e todos sabem que ela está lá, que ela existe naquela cidade e conhecem algum membro. Agora o que eles fazem la dentro, qual a finalidade desses encontros, o porque da existência dessa instituição. Isso sim é secreto. E está guardado a sete chaves.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade_secreta
http://www.scribd.com/doc/32406288/As-Sociedades-Secretas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade_secreta
http://www.scribd.com/doc/32406288/As-Sociedades-Secretas
0 comentários:
Postar um comentário