Cultura | |||
| |||
| |||
Alexandre
Gustave Eiffel, nasceu em Dijon, na França em 1832. Em 1852, entrou para a
Escola Central de Paris (École Centrale des Arts et Manufactures), de Paris,
formando-se em engenharia química, em 1855. Eiffel especializou-se em
estruturas metálicas tornando-se famoso pela construção de pontes metálicas para
ferrovias.Entre muitas de suas obras destacam-se:
A construção de
uma ponte metálica para a estrada de ferro, em Bordeaux, na França em
1858.
Em 1866, funda
sua própria empresa a G.Eiffel et C.ie com o engenheiro Téophile Seyrig e
constrói a Ponte de D. Maria Pia, sobre o rio Douro, na cidade do Porto em
Portugal, inaugurada em 1877.
Foi também
responsável pela estrutura interna da Estátua da Liberdade, presente da França à
cidade de Nova York, em 1886.
Gustave Eiffel
dedicou-se também aos estudos científicos nos campos da meteorologia,
radiotelegrafia e aerodinâmica. Faleceu em Paris, em 27 de dezembro de
1923.
Alexandre
Gustave Eiffel, nasceu em Dijon, na França em 1832. Em 1852, entrou para a
Escola Central de Paris (École Centrale des Arts et Manufactures), de Paris,
formando-se em engenharia química, em 1855. Eiffel especializou-se em
estruturas metálicas tornando-se famoso pela construção de pontes metálicas para
ferrovias.Entre muitas de suas obras destacam-se:
A construção de
uma ponte metálica para a estrada de ferro, em Bordeaux, na França em
1858.
Em 1866, funda
sua própria empresa a G.Eiffel et C.ie com o engenheiro Téophile Seyrig e
constrói a Ponte de D. Maria Pia, sobre o rio Douro, na cidade do Porto em
Portugal, inaugurada em 1877.
Foi também
responsável pela estrutura interna da Estátua da Liberdade, presente da França à
cidade de Nova York, em 1886.
Gustave Eiffel
dedicou-se também aos estudos científicos nos campos da meteorologia,
radiotelegrafia e aerodinâmica. Faleceu em Paris, em 27 de dezembro de
1923.
| |||
| |||
O projeto de
Gustave Eiffel foi escolhido pelo Comitê do Centenário, entre mais de 700
projetos concorrentes, e levou dois anos para ser concluída, de 1887 a
1889.
Construída com
300 m de altura, tem hoje 324 m, considerando-se a altura com as antenas de
rádio e televisão. Pesava 7300 toneladas quando foi construída, mas atualmente
com novas instalações adicionadas, passa de 10000 toneladas. Projetada para
resistir a ventos de 250 quilômetros horários, sua oscilação nunca ultrapassou
15 cm.
Era a estrutura
mais alta do mundo, superando a Pirâmide de Quéops, no Egito, que tinha 138m de
altura. A Torre Eiffel, só foi superada pela construção do prédio da Chrysler
(Chrysler Building), com 319m de altura, na cidade de Nova York em 1929.
| |||
| |||
|
ARTE
Postado por
NILCE BLOG
on sexta-feira, 3 de agosto de 2012
0 comentários:
Postar um comentário