RSS

Dicas 2 método

 

O que é um método de projeto?

Na essência de seu significado, um método de projeto é um procedimento (um meio) de executar alguma ação. Em outras palavras, uma técnica de execução. É fundamental salientar que um método de projeto não tem a responsabilidade de criar por exemplo fluxos de execução, organização de equipes, metodologias de delegação de atividades.

Um método de projeto é uma forma de executar um (ou mais) dos passos de seu projeto. Pra você entender na prática, vale citar o exemplo do Método do Caminho Crítico que apresentamos aqui mesmo no blog.

O Método do Caminho Crítico (CPM, em inglês) usa um diagrama que auxilia na gestão de processos (dentro do seu projeto) que têm prazos apertados e uma grande possibilidade de atraso se não forem bem geridos.

O GTD é outro exemplo de método que auxilia projetos pessoais que precisam de mais produtividade. Com sua sequência de “coletar, processos, organizar, revisar, fazer”, o método GTD – que também explicamos como funciona – auxilia na execução de uma organização de rotina executiva e mais efetiva.

Esses exemplos de método de projetos ajudam a explicar o conceito: um método de projeto é uma maneira de execução de processos e de realização de etapas.

E nessa hora você pode estar se perguntando: “Mas e a organização cronológica de atividades? E a gestão de prazos globais com toda minha equipe? E o cronograma de andamento do projeto? Tenho vários métodos de projetos como os citados, mas nenhum deles resolvem toda nossa organização!”.

E sabe qual é a verdade? Os métodos de projetos não resolvem mesmo. Eles existem para auxiliar na execução de processos e oferecer modos de agir, mas são as metodologias de projeto que assumirão a tarefa de te acompanhar na gestão completa de seu projeto. 


0 comentários:

Postar um comentário