Concept Checking Questions (CCQs)
No momento em que teachers acabam de explicar um tópico novo, qual é a pergunta que geralmente fazem? Se você pensou em ‘Do you understand?’ ou ‘Does this make sense?’, você também deve ter pensado na resposta que a maioria dos alunos dá neste momento, correto? É super comum responderem com ‘Yes’, mesmo estando claro para nós que ainda estão com dúvida.
Uma forma de se evitar essas situações ou que você repita toda a explicação e, consequentemente, aumente seu tempo de fala, é fazendo uso de CCQs porque elas são perguntas cujo objetivo é verificar o se os estudantes compreenderam o significado de algo que explicamos.
Por exemplo, se o tópico da aula é Present Continuous e você acabou sua explicação mas não quer perguntar se eles compreenderam, é só escrever a seguinte frase no quadro e lançar mão das CCQs abaixo:
I am watching a movie now.
Quando você faz uso de CCQs, você possibilita aos seus alunos uma experiência mais significativa, pois eles terão de refletir antes de responder fazendo com que participem mais ativamente do processo de aprendizagem estando no centro do processo enquanto protagonistas.
0 comentários:
Postar um comentário